E-commerce: O que esperar daqui pra frente?

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Bruno, fala um pouquinho para gente aí, como que você vê o e-commerce hoje no Brasil?
Fala Galera, tudo bem? É … O mercado do e-commerce no Brasil, apesar de já estar muito maduro, ele ainda tem muito a evoluir.
A gente…. eu costumo falar isso baseado em dados.
Primeiro, o que que a gente pega para fazer esse tipo de afirmação?
A gente faz uma comparação de um mercado de e-commerce com o mercado de varejo.
Varejo total do Brasil. De todas as vendas que são feitas no comércio do Brasil, só 3% são feita através do e-commerce.
Então ainda existe uma transição muito grande que vai acontecer.
MUITO GRANDE!
É!
Então, assim, tá um bebezinho ainda.
Apesar de já ter faturado 41 bilhões o ano passado, se a gente comparar com Europa e Estados Unidos, que lá, em torno de 10% é feito no e-commerce.
Então, assim, a tendência é crescer em torno de 10% no próximo ano, eu acredito. Porque a velocidade hoje já tá muito rápida.
O E-commerce, ele tem crescido no mínimo, 15% ao ano.
A tendência é que, nos próximos 10 anos, o mercado duplique ou triplique de tamanho em relação a hora em dia.
MUITO BOM!
E, Bruno….
Quais são os principais erros que as pessoas cometem ao abrir um e-commerce?
São muitos erros que as pessoas cometem, mas os 3 principais que eu consigo listar.
O primeiro, é o cara achar que o e-commerce é escolher a plataforma.
O cara acha que o e-commerce dele é a loja virtual. E não é.
A loja virtual é simplesmente um canal de venda que você tem.
É o teu site, né?
É como se você tivesse uma empresa física. A loja, o site, né? É um canal que você tem para atrair tráfego.
Só que, por trás daquilo alí, existe muita coisa.
Existe um planejamento estratégico, existe uma gestão de fornecedores, uma gestão de marketing, processos de uma empresa..
Processo, acho que é uma das principais coisas que ninguém olha. A grande maioria não tem.
Principalmente os pequenos.
Então, o principal erro é achar que o e-commerce é uma plataforma.
Uma plataforma. Isso!
E o segundo aí, principal erro?
O Segundo maior erro: ele achar que, o grande foco no e-commerce dele é o produto que ele vai vender.
E, na realidade, não é!
Como assim?!
Não é! Porque, apesar de ser um negócio de produtos físicos, né?
Ele precisa conhecer para quem ele vai vender esse produto.
E, às vezes, o produto que ele quer vender não é o que audiência dele quer comprar.
Você sabe que, o que você falou… Ontem eu tava no grupo de mentoria, eu tenho acompanhado muitos empreendedores.
Tanto no e-commerce, quanto em treinamentos, serviços e assim…
Um dos principais erros das pessoas que erram é não conhecer o público.
Ou achar que é ele mesmo, ai ele faz uma comunicação, um tráfego direcionado para uma pessoa, daí ele até trás tráfego, trás pessoas para a loja e não vende!
Não vende porque não é aquilo alí que as pessoas queriam.
Pelo menos… Talvez até seja, mas a comunicação que ele tá fazendo não tá focada na solução que a pessoa está procurando com aquele produto.
Com produto físico é a mesma coisa, cara.
Quando a gente compra um tênis, uma camiseta, uma câmera, a gente tá querendo resolver alguma coisa.
Não tá querendo especificações técnicas. E as pessoas, assim….
A gente conhece sobre oferta irresistível e, quando a gente fala sobre a oferta irresistível, as pessoas acham que a oferta o produto é um lápis verde, que vai ser entregue na sua casa em 2 dias. Parcelamos em 10X …
Mas, o que esse lápis pode fazer por você?
Como ele funciona? É muito importante!
É!
Qual aí, mais um erro fatal que as pessoas cometem?
O outro erro é o seguinte, eu costumo fazer uma analogia.
O e-commerce, uma loja virtual é o seguinte, imagina que você tem uma loja física é você foi escolher um ponto comercial e escolheu uma galeria que ninguém passa e escolheu aquela lojinha lá no final do corredor.
Isso é a tua loja virtual, ninguém conhece. Ninguém sabe que ela tá lá.
Se você não fizer divulgação, se você não investir em publicidade, em marketing, não vai ter visita.
Se não tiver visita, você não vai fazer vendas.

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