COMO CALCULAR CUSTO POR LEAD

Como calcular o custo de um lead?

A exemplo de qualquer estratégia, é necessário calcular o retorno do seu investimento. A dificuldade para muitos profissionais de marketing é determinar especificamente como calcular o custo por lead, porque o restante do processo já é bem conhecido: concentrar conteúdo de qualidade na página on-line, aumentando o número de pessoas que a visitam e torcendo para que elas se transformem em leads.

Separamos, portanto, esse artigo em duas partes, explicando como deve ser feito o cálculo de quanto cada lead custa a você. Nessa primeira parte será explicado como é descoberto o valor de cada lead a partir das métricas de CPL e CPC. Na segunda e última parte serão abordadas as métricas de CPV e LPV.
 

 CPL ou Custo por Lead


O método mais fácil para entender essa métrica é pensar em um jantar. Muitas pessoas foram convidadas (visitantes), mas apenas algumas efetivamente foram (leads). Portanto, o que deve ser feito é analisar o valor total da conta (sua receita de investimento) e dividir entre o número de pessoas que estiveram no jantar (leads). Dessa maneira é possível descobrir qual foi o valor médio pago por convidado, ou seja, quanto cada lead custou a você.

Por exemplo: imagine que uma empresa escolheu o Google AdWords como parte da estratégia on-line planejada. Em um primeiro momento, o valor investido nessa plataforma de publicidade foi de R$ 5.000,00. Foram alcançados 2.000 cliques, que resultaram em 400 leads. Portanto, dividindo o montante total da receita pelo número de leads chegaremos ao resultado de R$ 12,50 por lead.

Existem duas maneiras de melhorar esse valor: quantidade e qualidade. Formatando corretamente o texto do AdWords e usando termos e palavras-chave essenciais é possível aumentar o número de cliques, o que possivelmente levará a um número maior de leads.

 

Quanto à qualidade, é necessário investir no conteúdo da sua página, para que a conversão em leads seja mais eficiente. Textos bem escritos e conteúdo original sempre são um grande diferencial.
 

 Custo por Clique ou CPC


Essa é uma das estratégias mais conhecidas de mídia. Pense que cada clique é uma pessoa no jantar que você está bancando, com o diferencial de que a entrada é paga assim que elas entram no restaurante. No entanto, alguns cuidados: se você não enviar seus convites para as pessoas certas, haverá muitos convidados que não estão interessados em você, chegando ao evento por engano. A melhor maneira de valorizar seu investimento é cuidando do convite, ou seja, sendo criterioso com o que você irá destacar para chamar as pessoas ao seu site.

Calcular o Custo por Clique é fácil, como o próprio nome diz. Se a empresa do exemplo anterior fizesse o investimento de R$ 5.000 na estratégia de mídia de Custo por Clique, e conseguisse alcançar 3.500 cliques, cada clique saiu pelo valor de R$ 1,42.

A partir desse valor é possível definir para onde irá sua estratégia de publicidade on-line.

O que é custo por lead?

Quando um planejamento de marketing digital é criado um dos pontos principais a serem discutidos e definidos é o orçamento que será disponibilizado para as campanhas.

Quando é feito o planejamento dos anúncios do Facebook destina-se um valor para campanha e quando ela se encerra ou ao decorrer, você obtém um número de leads impactados pela campanha (vai de acordo com o objetivo).

Para calcular o custo por lead (CPL) e ter esses resultados, divide-se o valor total da campanha, pelo valor de leads atingidos. Por exemplo, se você investiu 20 mil na campanha e atingiu 10 mil leads convertidos, o seu lead custou 5 reais. A partir disso você tem base de quanto você está pagando por um lead.

É através do CPL que você pode avaliar se a sua estratégia está dando retorno ou não. Não existe um valor ideal para o custo do lead, isso pode variar com cada segmento. Para saber se está dando lucro, a métrica analisada deve ser o ROI (Retorno sobre Investimento), se você pagou 5 reais por um lead e ele te deu um lucro de 15 reais, é um bom investimento, mas se você pagou 5 e ele te deu um lucro de 10, não é tão vantajoso assim.  

Dessa forma, existe um valor ideal de acordo com cada produto e que só poderá ser observado por você através das métricas.

Como reduzir os custos dos leads nas campanhas do Facebook em 2 passos

É possível sim que através de um refinamento das configurações das campanhas, você invista menos e chegue até as pessoas que realmente lhe interessam e assim tenha um melhor CPL e ROI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *